BLOG DO REMADOR

Remo esculpido em madeira é um dos troféus mais cobiçados do Row To Win - 20/03/2018

Projetar e tirar do papel a ideia do troféu dos recordistas do Row To Win foi um desafio para o artista David Reiser, de Itajaí. O idealizador do evento, Maurício Boabaid, chegou no atelier do artesão em busca de uma peça de remo arrojada e exclusiva. Um troféu capaz de representar o espírito da competição e a essência do circuito e de seus competidores. "Eu aceitei o desafio, eu nunca tinha feito nada parecido. Eu já tinha esculpido outras coisas. Aliás, eu costumo esculpir peças em tamanho real e no caso desta peça do Row To Win eu precisei diminuir proporcionalmente para conseguir o resultado que o Maurício buscava", explica David.


O troféu entregue para quem bater o recorde dos 1000m na competição tem hoje uma pá de 30 cm, enquanto o normal de um remo e de 50 cm e o cabo tem um corte para dar a ideia que é um pedaço. A peça é toda esculpida em um quadro de madeira de canela, com a espessura necessária para conseguir reproduzir a pá do remo. O artista usa diferentes variações de canela preta e outra imbuia. Espécies raras encontradas apenas em processo de demolição de residências, já que o corte é proibido. O tempo de preparação de cada peça é de aproximadamente dois dias de dedicação exclusiva.


O primeiro remo feito pelo artista fica hoje na Studio Remo e é usado para registrar os recordes das competições. Um protótipo que tem uma história que o artista gosta de destacar. "Eu estava quase finalizando a primeira peça na oficina de um amigo quando um caibro usado para fazer um pé de mesa caiu sobre o remo e quebrou o cabo próximo da pá. Eu fiz uma emenda e produzi uma segunda peça, pois o Maurício queria uma peça maciça e fiquei com receio dele não curtir. Mas ele adorou a obra e acabou levando a peça. Um erro que no fim ficou bem legal. Eu fiquei satisfeito e o Maurício também gostou," finaliza David.


David é artesão e proprietário de um atelier onde são produzidas peças utilizando diversos materiais. Para conferir o trabalho do responsável pelos troféus do Row To Win é só acessar: Facebook/Utilizart e Instagram @utilizart.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossa novidades!



Conecte-se conosco